domingo, 15 de novembro de 2009

O Sitema Solar atual e o décimo planeta Xena

Os palnetas abaixo são: Terra, Vênus, Marte, Mercúrio e Plutão.

Os Planetas abaixo são: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno comparados com os planetas acima.

Abaixo, o Sol comparado a todos os planetas acima.
                                    
Vocês sabem que o “novo” planeta descoberto recentemente, não é um planeta nas definições de planeta
dos astrônomos, bem como plutão também.
Muitos de nós aprendemos na nossa época de escola que tínhamos 9 planetas em nosso sistema solar, que são Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Só que agora Plutão não é mais um planeta , porque para ser um planeta um corpo tem que ter massa suficiente para ficar isolado em sua órbita, no trajeto que percorre em volta do sol e plutão esta fora deste conceito.
Na nova definição de planeta, temos três grupos: o primeiro com os oito principais, depois um segundo, que são os asteróides, e um terceiro grupo com Plutão e o novo objeto (UB 313 esse é o número que deram para ele).
Primeira imagem:
                                      
*2003 UB313 - depois Xena e finalmente Éris - o novo planeta anão. Tem uma lua o objeto trans-netuniano recentemente descoberto o 2003 UB313, denominado inicialmente Xena, esta' se parecendo cada vez mais com os maiores planetas do sistema solar, embora a maioria dos astrônomos tenha enormes resistência a utilizar esse termo. Soma ao seu tamanho, 20% maior que Plutão, e a sua distância, 97 unidades astronômicas, a descoberta, por parte de astrônomos do Instituto Tecnológico da Califórnia Caltech e mais outros colegas, de um satélite natural. Este pequeno corpo 100 vezes mais fraco que Xena, e cujo nome provisional e' Gabrielle, gira de duas em duas semanas ao redor de Xena e foi registrado em 10 de setembro de 2005, por meio do telescópio Keck II de 10 metros, no Observatório W.M.Keck, no Havai'.